| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

A Poluição Sonora
Desde: 20/04/2011      Publicadas: 11      Atualização: 18/07/2011

Capa |  Poluição Sonora


 Poluição Sonora

  18/07/2011
  0 comentário(s)


A Acústica na Sua Vida

A música é benéfica aos seres humanos, até mesmo plantas e animais. Entretanto o ruído ambiental, resultante do desenvolvimento tecnológico, traz prejuízos a todos nós.

A Acústica na Sua Vida
ACÚSTICA NA SUA VIDA.
Diariamente, estamos expostos a diversos tipos de ruídos em casa, na rua, no trabalho, no lazer. O ruído ambiental é prejudicial a nossa saúde física, mental e emocional, prejudicando a nossa qualidade de vida.
Nem sempre nos damos conta dos malefícios causados pela poluição sonora ao nosso organismo, ao meio ambiente, aos animais e as plantas. Há prejuízos irreversíveis como a surdez induzida por ruído.

Há muitas dicas, para cuidarmos da nossa saúde auditiva, emocional e da nossa qualidade de vida.

1) Ao adquirir um imóvel, verifique se a vizinhança é silenciosa, longe de grandes avenidas, rodovias, aeroportos, casas noturnas, animais, etc.
Muitos edifícios apresentam elevada transmissão de ruídos entre apartamentos e andares, devido à pouca espessura das paredes e lajes, sendo difícil solucionar alguns desses problemas sem uma boa adaptação do imóvel.

Uma avenida de trânsito intenso, pode ter ruídos superiores a 80 dB(A)gerados por veículos leves, ônibus, caminhões, motocicletas, etc..., sendo a redução sonora proporcionada por uma janela em torno de 10 a 15 dB(A), resultando em níveis de ruído acima dos recomendados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que estabelece parâmetros de 35 dB(A)à 45 dB(A) para dormitórios.
O sono profundo e reparador só se consegue em local silencioso, bem ventilado e com luminosidade adequada.

Diversos estudos científicos, relacionam o aparecimento de doenças do sistema nervoso, digestivo e circulatório, à problemas relacionados com a má qualidade do sono.

2) Adquira eletrodomésticos mais silenciosos. Liquidificadores ou secadores de cabelo, podem gerar ruídos superiores a 90 dB(A).

Diversos fabricantes investem muito dinheiro no desenvolvimento de equipamentos mais silenciosos, econômicos e com design mais moderno. Procure por eles antes de definir sua compra.

3) Jamais exponha seus ouvidos à ruídos superiores a 100 dB(A) durante períodos prolongados de tempo sem o uso de protetores auriculares.
Caso isso seja inevitável, afaste-se do local por alguns instantes para que seus ouvidos descansem.

4) Eduque-se e também seus filhos a ouvirem televisores ou aparelhos de som em volume baixo; ande com os vidros do carro fechados, proteja-se durante queima de fogos de artifícios e saiba que a perda auditiva é irreversível, podendo ser restaurada apenas com o uso de equipamentos auditivos, que têm custos elevados.

5) Com o avanço da idade, é natural haver perda auditiva nos ouvidos causada pelo envelhecimento do organismo, sendo recomendado que se faça exame audiométrico regularmente e principalmente tão logo se perceba alguma dificuldade no entendimento do que as pessoas dizem, mesmo estando em locais silenciosos e à pouca distância.

6) Som automotivo elevado, pode causar grandes danos ao organismo, por abusar de ondas sonoras de baixa frequência, que às vezes, podem ser ouvidas a grandes distâncias, além do que, o veículo poderá estar sujeito a multa aplicada pelas autoridades competentes.


7) Procure conhecer a legislação que trata de ruídos em sua cidade e seus órgãos fiscalizadores.
Se estiver tendo algum problema de ruídos causados por empresas, bares, igrejas, escolas, etc, procure a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Instituto Ambiental Estadual ou Procuradoria do Meio Ambiente e peça uma vistoria com equipamento de medição sonora conhecido como Decibelímetro.
Para ruídos causados por moradores vizinhos, procure a Delegacia de Ordem Social ou a PM : crime ambiental " perturbação do sossego.

REFERÊNCIA : http://www.nivelsom.com.br/Acustica-Na-Sua-Vida-caa70.html?c=28

REFERÊNCIA : http://poluicaosonoranao.files.wordpress.com/2010/08/poluicao_sonora_-_.jpg





  Mais notícias da seção Poluição Sonora no caderno Poluição Sonora
18/07/2011 - Poluição Sonora - II CURSO EDUCAÇÃO AMBIENTAL : POLUIÇÃO SONORA
Os conhecimentos e saberes à nossa disposição, permitem que possamos aprender para melhoria da nossa qualidade de vida e bem-estar....
13/05/2011 - Poluição Sonora - Curso de Extensão em Educação Ambiental : Poluição Sonora
A globalização e as modernas técnicas de informação e conhecimento, encurtaram as distâncias e dilataram os tempos. O conhecimento pode ser adquirido de maneira prazeirosa, para melhoria da qualidade de vida....
09/05/2011 - Poluição Sonora - Professor revela os perigos do ruído excessivo.
Em Seminário, Professor mostra as principais causas e efeitos da poluição sonora, e aponta meios preventivos para evitar o ruído excessivo....
02/05/2011 - Poluição Sonora - Curso de Extensão Universitária : Poluição Sonora
Em tempos modernos, a informação permite adquirir conhecimentos e saberes, que permitem uma melhor qualidade de vida!!!As inscrições para o Curso de Extensão estarão abertas até o dia 11/05/2011....
26/04/2011 - Poluição Sonora - UM MINUTO DE SILÊNCIO!
Propõe-se um minuto de silêncio, amanhã 24/04/2011, Dia Internacional de Conscientização do Ruído, entre 14:25 e 14:26, para nos lembrarmos do impacto que o ruído causa em nossas vidas....
26/04/2011 - Poluição Sonora - Evento de Extensão Universitária
A informação é uma característica vital hoje em dia. É importante estarmos cientes dos perigos causados pela poluição sonora em nossas vidas!...
22/04/2011 - Poluição Sonora - Aprendendo sobre poluição sonora!!!
É importante estar atualizado e adquirir capacitação com respeito a temática da poluição sonora....
22/04/2011 - Poluição Sonora - EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA SOBRE O RUÍDO AMBIENTAL
O ruído ambiental é o terceiro maior tipo de poluição, segundo a OMS. É preciso estar atento aos efeitos do mesmo sobre o ambiente e o ser humano....
22/04/2011 - Poluição Sonora - Cuidado com o MP3/MP4......
Cuidado, você pode estar sendo prejudicado e não saber!!!...
20/04/2011 - Poluição Sonora - A Poluição Sonora : Causas e Efeitos
O desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade nas últimas décadas trouxe para a civilização inúmeras vantagens, benefícios e qualidade de vida. Entretanto, juntamente com este crescente de conhecimentos e saberes, chegou o ruído das máquinas, do trânsito, do ambiente ao redor do indivíduo em seu lar, sua rua, seu trabalho e seu lazer. A ...



Capa |  Poluição Sonora
Busca em

  
11 Notícias